segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Instalação Natura_HiTech no Museu Paulo Setúbal Tatui


“Natura_HiTech” é uma instalação de “dimensões arquitetônicas”, feita de material plástico recuperado em sua grande maioria, e neste caso espalhada por paredes externas e internas do Museu Paulo Setubal de Tatuí.
São dutos, conexões, “fluxos” que percorrem o prédio “entrando e saindo” das paredes, em “geração espontânea”.
O título Natura_HiTech é uma alusão aos termos “natura naturans” e “natura naturata” utilizados por Spinoza no século XVII, grosso modo, a“natureza naturante” - a Causa Primordial, o Criador - e a “natureza naturada” - o efeito, a criação. Assim o artista Neil Milanezi pretende levantar questões que fazem parte da agenda contemporânea, como por exemplo, as relações entre o homem e o ambiente que o rodeia e sua autonomia em recriar seu mundo.
Escolher uma instalação para expressar estas questões é no mínimo um recurso “hiperbólico” já que é do escopo desse gênero artístico justamente transformar a percepção de um espaço.
Programada para abertura com eventos especiais e presença de autoridades dos mais diversos campos no dia 26 de Novembro de 2011 e permanece exposta até fevereiro de 2012.
O Museu Paulo Setúbal totalmente restaurado recebe obras e mostras oficiais de todo o país, com apuro técnico e museológico internacionais, em Tatuí, na “Cidade da Música”, centro de referência no ensino de música erudita e outras formas artísticas, que têm o apoio consistente dos Governos Estadual e Municipal.
O termo “instalação” é incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 1960, designando assemblage ou ambiente construído em
espaços de galerias e museus. Descreve um gênero artístico de obras tridimensionais que geralmente são feitas para um local específico e projetadas para transformar a percepção daquele espaço.
As ambigüidades que apresenta desde a origem não podem ser esquecidas, tampouco devem afastar o esforço de pensar as particularidades dessa modalidade de produção artística que lança a obra no espaço, com o auxílio de materiais muito variados, na tentativa de construir um certo ambiente ou cena, cujo movimento é dado pela relação entre objetos, construções, o ponto de vista e o corpo do observador. Para a apreensão da obra é preciso percorrê-la, passar entre suas dobras e aberturas, ou simplesmente caminhar pelas veredas e trilhas que ela constrói por meio da disposição das peças, cores e objetos.
A instalação “Natura_HiTech” do artista Neil Milanezi tem a curadoria da artista Kátia Salvany.

Esta obra foi realizada com apoio Secretaria de Cultura de Tatui e Museu Paulo Setubal
e Patrocio da empresa BT borrachas Tatui
A instalação dentro do Museu
Visita ao Museu com o empresário Luiz Antonio Machado, Edna Asensio Gerente Administrativo do Grupo BT, Neil Milanezi e Cida Medeiros Diretora do Museu Paulo Setubal

A Instalação de fora

Um comentário:

  1. Parabéns Neil. Pelo sucesso e pela beleza da exposição. Tu és o Mago e és o Louco!

    ResponderExcluir